Absurdo: Hemocentro está despejando sangue doado no lixo por falta do kit sorológico

Blog do Helder Moura Ninguém desconhece a importância da doação de sangue, como um ato de solidariedade para salvar vidas. Uma doação...

Blog do Helder Moura

Ninguém desconhece a importância da doação de sangue, como um ato de solidariedade para salvar vidas. Uma doação pode socorrer até quatro pessoas. Mas, doar sangue também pressupõe condições adequadas para que não resulte em mais problemas para a saúde de quem recebe. Por isso mesmo, no momento de doação, o sangue é submetido a vários testes, com o uso do chamado kit sorológico.

Kit que que, há tempos, está faltando no Hemocentro de João Pessoa. Sem os testes, o sangue não pode ser utilizado. Então, o que acontece quando alguém doa sangue voluntariamente, sem a realização de testes? O sangue e seus derivados terão que ser descartados. É o que vem acontecendo no Hemocentro. O Blog recebeu, inclusive, uma planilha de descarte de 84 bolsas de plaquetas (um dos derivados).

A situação vem revoltando os funcionários, que acionaram o Blog para fazer a denúncia. Na planilha (do dia 28 de novembro) está escrito “plaquetas randômicas – expurgadas sem sorologia (teste sorológico)”. Uma das funcionárias afirma: “Isso é um crime, a gente ter que descartar um bem tão precioso que pode salvar tantas vidas, mas infelizmente terá que ser descartado porque não foi feito o teste.”

“Sem os kits sorológicos, que estão faltando, não há a realização dos testes de várias doenças, então fazer transfusão sem realizar os testes é um risco grave à saúde para quem recebe o sangue, é inclusive crime”, diz uma enfermeira do Hemocentro, demonstrando muita indignação. “Isto é um absurdo, não sei como o governador permite que isso aconteça”, conclui.

O Blog apurou que os kits sorológicos oferecem testes de tipagem sanguínea, teste do ácido nucleico (NAT), hepatite C e HIV (vírus da Aids), sorologia para hepatite B, doença de Chagas, sífilis, e HTLV.
***

#Política #Sociedade

Você pode gostar também

0 comentários