Opinião: O Auto do Natal Luz 2016 foi sensacional

A 13ª edição do  Auto do Natal Luz  aconteceu na noite desta sexta-feira (16) no pátio do Centro Educacional Nossa Senhora da Luz, de Gua...

A 13ª edição do Auto do Natal Luz aconteceu na noite desta sexta-feira (16) no pátio do Centro Educacional Nossa Senhora da Luz, de Guarabira (PB), onde tive a oportunidade de estudar e passar alguns dos melhores momentos da minha vida. Eu estive lá. Agradeço, desde já, a Rosana Diogo, pelos convites. Tendo como tema “Divino Mestre”, o maior espetáculo natalino da região inovou mais uma vez tanto no texto quanto nas coreografias e temas musicais, por exemplo. Foi realmente um sucesso.

O texto, como sempre, procura contar a história do nascimento de Jesus de uma forma diferente, porém tendo passagens bíblicas como princípio, mas sem deixar de lado o bom humor, um pouco do conhecimento popular e o chamado à reflexão. A adaptação deste ano foi bastante criativa e a direção musical acertou novamente na escolha das canções e emocionou nas interpretações solo.

Quero destacar aqui, mais uma vez, as participações de Ranna Andrade e Lara, alunas do CENSL: deram um show interpretando o réquiem “Pie Jesu” (*) (Piedoso Jesus, da tradução livre), de Andrew Lloyd Webber. Também foi uma surpresa ver os professores Everaldo Francisco e Cidinha, fazendo solo ao lado de Rosana Diogo, da cantora Celione David e sua filha.

(*) Sobre “Pie Jesu”: o autor compôs essa canção ao se emocionar com o sofrimento e morte de crianças inocentes durante a guerra.

Como espectador, eu observo que a família Diogo leva este espetáculo muito a sério, tomando os devidos cuidados para que tudo ocorra como planejado durante os três meses de preparação. E não poderia ser diferente. O evento cresceu e há patrimônios que devem ser preservados: Detinha Diogo e o próprio CENSL, ao longo de seus 80 anos de tradição.

Com direção de Kalline Brito, texto de Keila Fonseca, iluminação de Fabiano Diniz e direção musical de Rosana Diogo, o Auto do Natal Luz – que já está inserido no calendário de eventos turísticos da Paraíba -, também tem uma função social: os ingressos são trocados por alimentos não perecíveis que serão doados a famílias carentes.

Uma multidão foi assistir ao Auto do Natal Luz 2016. Além de pais de alunos, veio gente de vários municípios da Paraíba. Autoridades políticas e militares também acompanharam a encenação. A imprensa se fez presente. A celebração de Natal do Colégio da Luz teve a cobertura da TV Cabo Branco e dos principais sites e blogs da região.

Iniciado no ano de 1995, o celebração natalina do Colégio da Luz contou com o incentivo e apoio total da professora Detinha Diogo, quando diretora da escola, e se tornou um grande evento anual visto por mais de 2 mil expectadores em cada edição.

Como comentei com o amigo Samuel Diogo na saída do camarote, quando uma ideia é boa, eu costumo defini-la como sensacional. E não seria diferente, portanto, em relação ao Auto do Natal Luz 2016. Foi lindo! Os organizadores e apoiadores estão de parabéns. 

Agora já podemos dizer: "o Natal está no ar!" Fica aqui este registro. #Cultura #AutoDoNatalLuz2016 #Opinão

Você pode gostar também

0 comentários