RC aumenta contas da Cagepa no dobro da inflação e paraibano paga a água mais cara do Brasil

Blog do Helder Moura Por que num dos Estados de economia mais frágil da Federação os consumidores têm que pagar a água mais cara do P...

Blog do Helder Moura

Por que num dos Estados de economia mais frágil da Federação os consumidores têm que pagar a água mais cara do País? É o que acontece na Paraíba dos tempos republicanos. Desde que assumiu o Governo em janeiro de 2011, Ricardo Coutinho vem reajustando sistematicamente as contas de água e esgotos em percentuais bem acima da inflação, ano a ano.

Na verdade, praticamente o dobro. Um levantamento realizado junto à ARPB (Agência de Regulação do Estado da Paraíba) , e com base em dados do IBGE, revelam que, enquanto a inflação do período somou, em percentuais simples, 41,81% de janeiro de 2011 a dezembro de 2016, o governador reajustou as contas de água e esgotos em 78,24%, no período. Numa soma linear.

O percentual é ainda maior porque o aumento do ano seguinte incide sobre o reajuste do ano anterior, a exemplo do cálculo de juro composto. Então, como se não bastasse a falta d’água (na maior parte dos municípios do Estado), o racionamento (em cidades como Campina Grande) e reajustes que superaram a inflação nos últimos seis anos, a Cagepa encerrou 2016 pagando salários milionários a um grupo seleto de funcionários comissionados (mais em https://goo.gl/7ZlS4g).
***

#Política

Você pode gostar também

0 comentários