Ligações entre telefones fixos e móveis ficarão mais baratas

A partir do dia 25 de fevereiro, as chamadas entre telefones fixos e móveis ficarão mais baratas. A informação chega através da Agência N...

A partir do dia 25 de fevereiro, as chamadas entre telefones fixos e móveis ficarão mais baratas. A informação chega através da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Isso será possível porque as tarifas de interconexão entre as empresas de telefonia fixa e móvel serão reduzidas, e essa redução será repassada aos preços cobrados do consumidor.

De acordo com o órgão regulador, os valores das chamadas locais de fixo-móvel terão redução de 16,49% a 19,25%. Já as ligações interurbanas terão queda entre 7,05% a 12,01%. Além disso, a Anatel garante que as ligações "vão continuar caindo ano a ano até 2019, conforme decisão tomada pela empresa em 2014".

Isso se deve a uma mudança que ocorre desde o ano passado, quando a tarifa de conexão começou a ser calculada no "Modelo de Custo", que permite à Anatel verificar o custo real das empresas, por exemplo, quanto estas gastam com equipamentos e organização interna. Logo, se o valor das ligações baixou, é porque o ganho em cima do cliente estava sendo acima daquilo que as empresas estavam investindo, certo?

Ainda em relação ao investimento, ao mesmo tempo em que a tarifa é reduzida, as Teles devem aumentar os investimentos na ampliação das redes de dados, na qualidade de serviços e de atendimento aos consumidores. As tarifas de interconexão foram usadas para subsidiar a instalação de redes.

Ou seja, essa ação da Anatel só vem para beneficiar o usuário que, além de pagar menos, vai ganhar um serviço melhor. Quando a Anatel acerta, precisamos dizer: obrigada! (AndroidPit, com Anatel)


E aí, você faz muitas ligações entre fixo e móvel?
***

#Sociedade

Você pode gostar também

1 comentários