Primeira rádio indígena online do Brasil conta com mais de meio milhão de ouvintes

Portal IMPRENSA Para ampliar o espaço dos indígenas nos meios de comunicação e dar voz a eles, um amazonense, uma carioca e um baiano...

Portal IMPRENSA

Para ampliar o espaço dos indígenas nos meios de comunicação e dar voz a eles, um amazonense, uma carioca e um baiano decidiram investir na Yandê, primeira rádio online e totalmente indígena do Brasil.

De acordo com o Portal Amazônia, a Yandê conta com mais de meio milhão de ouvintes e 24 horas de programação, incluindo músicas, notícias, poesias, depoimentos e debates. A programação é dividida em notícias, artigos e produção autoral. As entrevistas são feitas por WhatsApp ou Skype. As sugestões de pauta também são enviadas via Whatsapp, Telegram e Facebook.

Em 2013, Denilson Baniwa, Anapuáká Tupinambá e Renata Tupinambá criaram a web rádio e logo a transformaram em um portal de notícias e de cultura. Atualmente, o veículo tem 70 colaboradores e três correspondentes. "É importante notar que somos todos indígenas", ressalta Baniwa.

O publicitário avalia que os grandes meios de comunicação estão ligados a corporações que são "anti-indígena" historicamente. "Tínhamos conhecimento de experiências em etnomídia e etnocomunicação dos povos indígenas das Américas e foi neste contexto que resolvemos trabalhar, e assim começamos a construir um cenário de etnomídia no Brasil”, conta.

Os criadores da Yandê também esperam conseguir desmistificar o indígena para o Brasil, "mostrando que o índio de 1500 não existe, além de promover e fomentar a produção indígena em todas as mídias, seja áudio, vídeo e escrita". 
***

#SintoniaFina

Você pode gostar também

0 comentários