Ao contrário da Noruega, Suécia inicia expansão do FM

Tudo Rádio A Noruega foi o primeiro país do mundo a remover a maioria das suas estações de rádio da FM. O switch-off do FM ocorreu no...

Tudo Rádio

A Noruega foi o primeiro país do mundo a remover a maioria das suas estações de rádio da FM. O switch-off do FM ocorreu no dia 11 de janeiro. Na contramão do processo, a Suécia rejeitou o plano para extinguir FM em favor do DAB e agora está concentrando-se em um desenvolvimento da sua rede FM, dando prioridade para o rádio comercial.

O órgão que regula a telecomunicação sueco promoveu uma reunião com a indústria do setor para anunciar que serão liberadas 80 frequências na banda FM em todo o país. Estas frequências poderão ser usadas com variadas potências e alturas de antenas e, segundo o órgão governamental, é suficiente para estabelecer uma rede nacional de radiodifusão na Suécia, com cobertura de 75% a 80% no país. 

Além disso, também foi possível atualizar 100 frequências existentes no país que são utilizadas por rádio locais. Isso significa que tem sido possível aumentar a abrangência das emissoras. O governo sueco pretende submeter as novas frequências ao mercado a partir de junho, na expectativa que as novas rádios estejam no ar a partir de 2018. 

O processo na Suécia é o contrário do que ocorreu na Noruega, que tem 25 canais de rádio nacionais via DAB e atualmente tem cinco canais de rádio nacionais via FM. A rede DAB agora cobre o mesmo que FM. 54% dos ouvintes digitais ouvem rádio no DAB, sendo que 19% dos ouvintes digitais estão na rede. 

Estações de rádio locais fora das principais cidades continuam a transmitir em FM. As redes FM estão sendo desligadas região por região, começando em Nordland. 
***

#SintoniaFina

Você pode gostar também

0 comentários