André Amaral realiza audiência pública em Bonito de Santa Fé para trazer água da transposição do São Francisco a municípios do Alto Piranhas

Encontrar mecanismos viáveis para levar as águas do Eixo Norte da transposição do São Francisco aos municípios de Bonito de Santa Fé, Sã...

Encontrar mecanismos viáveis para levar as águas do Eixo Norte da transposição do São Francisco aos municípios de Bonito de Santa Fé, São José de Caiana, Monte Horebe, São José de Piranhas, Carrapateira e Serra Grande, perenizando, desta forma, o Rio Piranhas. Esse processo irá beneficiar, aproximadamente, 50 mil pessoas que residem nessas cidades. A discussão se deu na Câmara de Bonito, na tarde de sábado (29), cujo debate foi formulado pelo deputado federal André Amaral (PMDB), sendo a propositura vinda do vereador bonitense Marcos Lacerda.

Além de Marcos Lacerda, André Amaral ouviu as solicitações dos vereadores das cidades que não foram contempladas pelo Eixo Norte, levando a problemática ao ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho Filho que, de forma célere, apoiou o pedido, enviando o representante da sua pasta, Rafael Souza, para a audiência pública.  Nas considerações do técnico do Governo Federal, “o Ministério não tem nem uma objeção ao projeto, não importando o partido. O Projeto é muito importante, bastando, apenas, seguir o seu rito legal”, observou.

Rafael Menezes, na sua fala, lembrou a importância do governo estadual desenvolver um plano que ele chamou de “portal de entrega”, retirando do Eixo Norte a cota hídrica que beneficiará as cidades localizadas no Alto Piranhas não beneficiadas pela transposição do São Francisco.

Após a fala do representante do Ministério da Integração, foi a vez do deputado André Amaral indagar “o motivo de Bonito e cidades adjacentes estarem tão perto do Eixo Norte e tão longe da água?. O parlamentar conclamou os políticos locais e o povo da região a dar “um grito” para que as localidades não beneficiadas pela transposição possam ser inseridas no projeto.

André Amaral, nas suas considerações, informou que irá levar um estudo de viabilidade para que o veio de água do São Francisco chegue ao Rio Piranhas. “Irei apresentar esse projeto ao ministro Hélder Barbalho, ao governador Ricardo Coutinho, e outras autoridades estaduais e federais para que a transposição, que foi um sonho ainda vindo do imperador Don Pedro I, seja uma realidade para Bonito e toda a Paraíba”, finalizou.  (Assessoria de Comunicação)

Você pode gostar também

0 comentários