Diagnosticado com depressão, youtuber Felipe Neto faz alerta sobre suicídio, Baleia Azul e 13 Reasons Why

Viver, Diário de Pernambuco Aproveitando o embalo das discussões iniciadas com a divulgação da série  13 reasons why  e, mais recenteme...

Viver, Diário de Pernambuco

Aproveitando o embalo das discussões iniciadas com a divulgação da série 13 reasons why e, mais recentemente, com o anúncio de casos de suicídio relacionados ao jogo de desafios online Baleia azul, o youtuber Felipe Neto divulgou, nesta segunda-feira (17), um vídeo, em seu canal do YouTube, para alertar os seguidores sobre os perigos da depressão.

"Este é um dos vídeos mais importantes que eu já fiz", introduz o youtuber já no início da gravação, que já conta com mais de 1,3 milhão de visualizações. "Eu acredito que o problema aqui não é o jogo. Vejo muita gente falando que 'o jogo matou, cuidado com seu filho jogando!'. Sim, óbvio, cuidado com o seu filho. Eu acho que antes de você se preocupar com o jogo você tem que se preocupar com o seu filho", afirma.

Para o digital influencer, as mortes associadas a este e outros "jogos" com a mesma abordagem não são o problema principal, mas consequências de problemas que estão sendo ignorados pela sociedade. "E um problema silencioso, sobre o qual a esmagadora maioria das pessoas no mundo não gostam de falar. Muita gente compartilha a história do jogo como se fosse um perigo que vai fazer o jovem saudável a se matar", argumenta.

"Eu acredito que o problema que a gente tem que tratar é a origem, a depressão. São os distúrbios psicológicos, muito antes das consequências que pode vir a ser causadas pelo jogo", continua, relembrando que poucos anos atrás outra "brincadeira" teve grande repercussão pelos casos de suicídios relacionados: a roleta russa. "Houve uma época em que o Fantástico falava de roleta russa todo domingo. Você acha que alguém normal brinca de roleta russa? Alguém que está com a vida estabelecida e tranquila? Não!", afirma. 

Na sequência, o jovem revela ter sido diagnosticado com depressão e traz alguns dados e informações sobre a doença e aconselha os seguidores a pedirem ajuda, caso enfrentem a doença: "Algumas informações são muito importantes para que vocês saibam: A depressão não é uma fase. Já passou da hora da gente estabelecer e disseminar por aqui que a depressão é uma doença".

"Pare de sentir vergonha. Eu sofro com depressão. É um problema leve meu, não é muito grave. Eu sou diagnosticado e medicado e vivo muito bem a minha vida. Você também pode viver a sua. Não importa o grau da sua depressão, você tem como se curar", aconselha o youtuber. 

"O mundo não está de costas para você. O mundo não te abandonou. Você apenas não encontrou as pessoas certas para se sentir seguro o suficiente de falar sobre os seus problemas. Encontre essas pessoas. Pode ser o seu pai, pode ser a sua mãe, pode ser o seu melhor amigo, pode ser a sua irmã. Conta o que você está sentindo. Abre seu coração. Fala 'eu não tô bem, eu não tô feliz, eu tenho dificuldade de acordar todo dia, eu tenho dificuldade de fazer as coisas básicas no meu dia a dia. Eu preciso de ajuda'", continua.



***
#Sociedade

Você pode gostar também

0 comentários