Falta de sangue no Hemocentro leva hospitais cancelarem cirurgias do SUS e põe em risco vida de pacientes

Blog do Helder Moura Falta de sangue no Hemocentro de João Pessoa vem provocando, nos últimos dias, o cancelamento de cirurgias reali...

Blog do Helder Moura

Falta de sangue no Hemocentro de João Pessoa vem provocando, nos últimos dias, o cancelamento de cirurgias realizadas pelo SUS, e causando muitos atropelos para os pacientes que aguardam, há meses, pelos procedimentos, alguns em estado grave. A denúncia foi feita pelos próprios funcionários da rede hospitalar na Internet.

Numa postagem, uma funcionária pede doação de sangue e lamenta: “Hoje, cancelamos as cirurgias pelo SUS porque o Hemocentro está com o estoque praticamente zerado. Sabemos com o é difícil a população mais necessitada conseguir cirurgia pelo SUS e ser cancelada pelo fato de não ter sangue.” E arremata; “Eu fico arrasada quando isso acontece.”

No lixo – Em novembro de 2016, os funcionários denunciaram que a falta de kits sorológico, o sangue doado ao Hemocentro estava sendo jogado no lixo. O detalhe é que, sem os testes, o sangue não poderia ser utilizado. Então, o que acontece quando alguém doa sangue voluntariamente, sem a realização de testes, é que termina sendo descartado.

A situação revoltou os funcionários, que acionaram o Blog para fazer a denúncia. Na planilha (do dia 28 de novembro de 2016) está escrito “plaquetas randômicas – expurgadas sem sorologia (teste sorológico)”. Uma das funcionárias afirma: “Isso é um crime, a gente ter que descartar um bem tão precioso que pode salvar tantas vidas, mas infelizmente terá que ser descartado porque não foi feito o teste.”

O Blog recebeu, inclusive, publicou uma planilha de descarte de 84 bolsas de plaquetas (um dos derivados). Mais em https://goo.gl/SkEFnR


***

#Política 

Você pode gostar também

0 comentários