Jornalista Gilson Souto lançará livro sobre a história da televisão na Paraíba

Gilson Souto Maior e Themístocles Maciel, na época da Rede Tupi, no noticiário Rede Tupi de Notícias (1974) O jornalista e radialista...

Gilson Souto Maior e Themístocles Maciel, na época da Rede Tupi, no noticiário Rede Tupi de Notícias (1974)
O jornalista e radialista Gilson Souto Maior se prepara para lançar mais uma obra, dessa vez dedicada à televisão paraibana. Após o lançamento do livro “Rádio: História e radiojornalismo” - dando sequencia a “Evolução do Rádio Paraibano (Ed. UFPB)” do professor Moacir Barbosa de Sousa -, o escritor paraibano anunciou que vai lançar nos próximos dias a História da Televisão na Paraíba (Ed.UNIÃO)”, um registro histórico dos veículos de comunicação e de nomes importantes que fizeram e fazem a televisão no estado.

Gilson nos tempos da TV O Norte (hoje Manaíra), em 1987
“O livro demonstra a nossa preocupação para com a história do jornalismo paraibano. E o cuidado com desenvolvimento de bibliografias da comunicação que retratem a história dos meios de comunicação social e dos seus atores, de ontem e de hoje. Esta é a razão maior da publicação desse livro”, escreveu o jornalista em seu perfil no Facebook.

Para Gilson Souto, que também é professor universitário aposentado, na Paraíba se dá pouca importância aos momentos históricos que marcaram o início dos meios de comunicação no estado. Por consequência, os estudantes de jornalismo têm pouca informação bibliográfica sobre esses veículos. 

“O livro é mais um esforço que empreendemos no sentido de melhorar a bibliografia a ser colocada ao dispor dos historiadores e leitores paraibanos, especialmente em sala de aula aos estudantes de Jornalismo/Comunicação Social”, pontuou.

História da Televisão na Paraíba” é resultado de meses de pesquisas. Com 344 páginas ilustradas por mais de 700 fotos, a obra tem prefácio do jornalista e historiador José Octávio de Arruda Mello e colaboração dos jornalistas Sílvio Osias e Nonato Nunes.

O lançamento deve ocorrer nas cidades de Campina Grande, João Pessoa, Cajazeiras, Patos e Guarabira. Até o fechamento dessa matéria, não havia definição de datas. Divulgaremos em breve. #SintoniaFina #Cultura


Você pode gostar também

0 comentários