Juiz de 1ª Instância manda fechar Instituto Lula; leia a íntegra da decisão

Sérgio Lima/Poder360 - 24.abr.2017 Por André Shalders, Poder 360 O juiz federal Ricardo Augusto Soares Leite, de Brasília, determ...

Sérgio Lima/Poder360 - 24.abr.2017
Por André Shalders, Poder 360

O juiz federal Ricardo Augusto Soares Leite, de Brasília, determinou a suspensão das atividades do Instituto Lula, ligado ao ex-presidente. O despacho é da última 6ª feira (5.mai.2017), mas só foi tornado público hoje (9.mai.2017), véspera da oitiva de Lula pelo juiz federal Sérgio Moro, de Curitiba.

A medida foi determinada em 1 dos 5 processos a que Lula responde. Trata-se da ação que apura se ele cometeu o crime de obstrução da Justiça ao tentar comprar o silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró.

O juiz determina ainda o cumprimento de mais 4 pedidos formulados pelo Ministério Público Federal, como a oitiva de pessoas e busca de documentos. Leia a íntegra da decisão.

A Justiça Federal em Brasília informou que a carta precatória (ofício em que se pede determinada providência) foi encaminhada hoje à Justiça Federal em São Paulo.

Procurado, o Instituto disse ao Poder360 por meio da assessoria que não tinha conhecimento da decisão e nem tinha sido notificado de nada.

Para  o juiz Soares Leite, o Instituto pode ter sido usado para a prática de crimes, o que justificaria o seu fechamento. Eis um trecho do despacho (pg. 2):
Assim, em relação ao acusado Luís Inácio Lula da Silva, verifico pelo teor de seu depoimento que o Instituto Lula, mesmo que desenvolva projetos de intuito social, possa ter sido instrumento ou pelo menos local de encontro para a perpetração de vários ilícitos criminais
***

#Política 

Você pode gostar também

0 comentários