Quem paga o pato quer saber: com tanto aumento de impostos para onde está indo o dinheiro da Paraíba?

Blog do Helder Moura Pelo que se tem visto, nos últimos anos, Ricardo Coutinho tem sido disparado o governador que mais aumentou impo...

Chega de pagar o pato
Blog do Helder Moura

Pelo que se tem visto, nos últimos anos, Ricardo Coutinho tem sido disparado o governador que mais aumentou impostos no País, coroando, inclusive, com a recente criação da tal taxa de R$ 150 no Detran, apenas título de “comunicação de venda de veículo”. Então, a pergunta mais óbvia que se pode fazer é: para onde está indo toda essa dinheirama?

É de se imaginar que a arrecadação do Estado aumentou na proporção dos aumentos de impostos e taxas, então cabe não perder de vista e indagar, especialmente num ano pré-eleitoral: o que é feito de todo esse dinheiro, se o Governo não dá aumento aos servidores?

Ou ainda mais: não paga fornecedores em dia, atrasa pagamento de precatórios, não contrata concursados, reduziu repasses de duodécimo para a UEPB, Defensoria Pública, Tribunal de Contas do Estado e até o Judiciário. Sequer compra macas para os hospitais. Então, o que é feito dessa arrecadação extra de impostos?

Aumentos – Só pra lembrar: começou com o aumento de ICMS de energia elétrica, telecomunicações, Internet, TV por assinatura e combustíveis. A Paraíba também passou de 25% para 27% de ICMS cobrado na gasolina, o que tornou o Estado com a carga tributária mais alta sobre combustíveis.

Mas, houve também aumento do gás  natural, de 100% no ITCD (Imposto de Transmissão), contas da Cagepa em 80%, tarifas de transportes intermunicipais e até mesmo a criação de uma taxa de R$ 0,03 por cada nota fiscal emitida pelas empresas do Estado.
***

#Política 

Você pode gostar também

0 comentários