Números do Datafolha revelam uma incrível vitalidade política de Lula

Blog do Helder Moura Não há como não se impressionar com a vitalidade política do ex-presidente Lula. Pesquisa divulgada no final de ...

Lula ago2017
Blog do Helder Moura

Não há como não se impressionar com a vitalidade política do ex-presidente Lula. Pesquisa divulgada no final de semana pelo Datafolha mostra que o petista, apesar de condenado pelo juiz Sérgio Moro, segue como um impressionante cacife eleitoral, liderando a corrida para a Presidência da República, tanto no primeiro, como no segundo turnos, em qualquer cenário.

Os números revelam que, a preço de hoje, Lula derrota seus principais adversários, com pelo menos 35% das intenções de voto, contra Jair Bolsonaro (PSC), que varia de 16% a 17% das intenções de voto, e a ex-senadora Marina Silva (Rede), que oscila entre 13% e 14%. O governador Geraldo Alckmin, e o prefeito João Doria, mantêm 8% das intenções de voto. Ciro Gomes (PDT) teria entre 5% e 6%.

Na última pesquisa Datafolha, Lula empatava com Marina em eventual segundo turno. Até mesmo num cenário hipotético, com o juiz Sergio Moro como candidato (que não será, já disse o magistrado), ainda assim registra-se um empate técnico no segundo turno. Os números parecem revelar que, se não houver um fato novo, ou não surgir um nome capaz de galvanizar a simpatia da opinião pública, Lula deverá ser eleito.

Ou seja, esse quadro mostra que, se o Tribunal Federal Regional não mantiver a decisão de Moro, e Lula for candidato, são consideráveis as suas chances de retornar ao Palácio do Planalto.

A pesquisa do Datafolha foi realizada nos dias 27 e 28 de setembro, com 2.772 entrevistas em 194 municípios. A margem de erro da sondagem é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
***

#Política 

Você pode gostar também

0 comentários