Paraíba é penúltimo do País em transparência: algo a ver com o recorde de processos contra jornalistas?

Blog do Helder Moura Estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas mostra, em seu Ranking Nacional da Transparência, como a Paraíba...


Blog do Helder Moura

Estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas mostra, em seu Ranking Nacional da Transparência, como a Paraíba vem em penúltimo lugar (perde apenas para Sergipe), como um dos Estados onde há menos transparência pública no País. O que talvez justifique o recorde nacional de ações movidas pelo governador Ricardo Coutinho contra jornalistas.

Dai importante pontuar a indagação que é feita pelos pesquisadores da FGV, na abertura do relatório deste ano: “Será que os governos (estaduais) utilizam o dinheiro do contribuinte respeitando os direitos e interesses dos cidadãos brasileiros?” E neste particular o índice mostra como a Paraíba tem nota apenas 15, contra, por exemplo, a nota 87 obtida pelo Paraná, que lidera a partir de cima do ranking.

O ranking da FGV (página 58 do relatório) explora a média dos indicadores levantados pela Controladoria Geral da União, Ministério Público Federal, o Índice Geral de Transparência Ativa e ainda o IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal).

***

#Política

Você pode gostar também

0 comentários