Chuva de meteoros pode ser vista em toda a PB, diz professor; Sertão é melhor local

G1-PB A última chuva de meteoros do ano vai poder ser vista na Paraíba a partir das 20h30 (horário local) desta quarta-feira (13), se...

Chuva de meteoros vai poder ser vista a partir das 20h (horário local) no Leste da Paraíba, as praias de João Pessoa (Foto: Gabriel Costa/G1/Arquivo)
G1-PB

A última chuva de meteoros do ano vai poder ser vista na Paraíba a partir das 20h30 (horário local) desta quarta-feira (13), segundo a Associação Paraibana de Astronomia (APA). A chuva de Gemínidas, proveniente do Asteroide 3200 Phaethon quando a Terra passa pelo rastro da órbita dele. Pelo menos 120 meteoros por hora vão poder ser vistos no ápice da chuva à 1h (horário local) da madrugada da quinta-feira (14).

O professor Paulo Henrique, integrante da APA e do Clube de Astronomia e Astrofísica da Universidade Federal da Paraíba (CAA-UFPB), diz que o fenômeno vai poder ser visto a olho nú - sem necessidade de instrumentos como binóculos ou telescópios. Ele também afirma que o melhor lugar do estado para ver a chuva é no Pico do Jabre, em Matureia, Sertão da Paraíba.

“O Sertão é o melhor lugar para se observar o céu por não ter muita poluição luminosa nem muitas nuvens”, conta o pesquisador.

Mas para quem está em João Pessoa, por exemplo, Paulo indica olhar para o Leste, onde ficam as praias, para observar a chuva. Afinal, a chuva de meteoros “vai ser possível ver na constelação de Gêmeos que nasce a partir das 20h (horário local)”, hora em que a constelação vai estar nascendo no horizonte ao Leste.
***

#Sociedade

Você pode gostar também

0 comentários