Influenciadas pela Black Friday, vendas do varejo crescem 0,7% em novembro

Por Mariana Ribeiro, Poder 360 Influenciadas pelo movimento de fim de ano e pela  Black Friday,  as vendas do varejo cresceram 0,7% e...

Por Mariana Ribeiro, Poder 360

Influenciadas pelo movimento de fim de ano e pela Black Friday, as vendas do varejo cresceram 0,7% em novembro em relação ao mês anterior. O resultado compensa a queda de 0,7%, na série com ajuste sazonal, registrada em outubro.

As informações (íntegra) foram divulgadas nesta 3ª feira (9.jan.2018) pelo IBGE.



Na comparação com novembro do ano passado, o comércio avançou 5,9%, a 8ª taxa positiva seguida. No acumulado de 2017, a alta é de 1,9% e, em 12 meses, de 1,1%.

ALTA EM 5 ATIVIDADES

Das 8 atividades pesquisadas pelo IBGE, 5 registraram alta em novembro. Devido a Black Friday, destacam-se os setores com forte participação de vendas na internet: artigos de uso pessoal e doméstico (8,0%) e móveis e eletrodomésticos (6,1%).

Também apresentaram variação positiva: livros, jornais e papelaria (1,4%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (1,2%) e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,8%).

Por outro lado, caíram as vendas de: combustíveis e lubrificantes (-1,8%) e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-5,8%). O setor de tecidos, vestuários e calçados manteve-se estável.
***
#Sociedade 

Você pode gostar também

0 comentários