Cássio volta a criticar carga fiscal na Paraíba: 'Quase 30% do preço da gasolina são de impostos'

Blog do Helder Moura O senador Cássio Cunha Lima voltou a criticar a política fiscal do Governo Ricardo Coutinho que, no caso dos combu...

Cássio jul2018
Blog do Helder Moura
O senador Cássio Cunha Lima voltou a criticar a política fiscal do Governo Ricardo Coutinho que, no caso dos combustíveis, representa “praticamente 30% do valor da gasolina”, por exemplo. Segundo o senador, a Paraíba tem, proporcionalmente, uma das cargas tributárias mais pesadas do País, afugentando empresas e perdendo postos de trabalho.
“Ora, um terço do imposto do combustível, na Paraíba, é estadual, e isso termina sobrando para o consumidor que paga mais caro”, lamentou o parlamentar, que tem defendido no Senado Federal a redução do ICMS “como forma de baratear a gasolina e o gás de cozinha, num esforço semelhante ao que foi feito com o óleo diesel”.
Cássio também tem criticado a política de preços de combustíveis praticada pela Petrobras, que, somente nessa quarta (dia 11) aumentou a gasolina para R$ 2,039 por litro nas refinarias, “maior valor desde o dia 23 de maio e, como sempre, o valor da refinaria será repassado para o consumidor final, que já está com o orçamento familiar achatado por tantos impostos”.
Entende o senador ser “um equívoco aplicar reajustes diários, pois isso tem impacto na inflação e penaliza quem precisa do carro para ir ao trabalho, para levar o filho à escola e também aquele pequeno comerciante que usa o transporte como ferramenta de negócio”. Mas, lembra que, além da revisão da política de preços do Governo Federal, os “Estados também têm responsabilidade sobre a alta dos combustíveis”.
***
#Política

Você pode gostar também

0 comentários