FESTA DA LUZ 2022: Programação religiosa é lançada em Guarabira e Igreja faz campanha para reparo de relógio e anuncia que haverá procissão este ano

Com produção da PASCOM LUZ, foi lançada na noite desta quarta-feira (12), a programação religiosa da Festa da Luz 2022 pelo bispo diocesano Dom Aldemiro e pelo Pe. Kleber Rodrigues, pároco da Catedral. “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão” é o tema deste ano. Ele tem a ver com o Sínodo que está acontecendo, buscando, nessa primeira fase, ouvir os fiéis acerca os rumos da Igreja Católica para o futuro.

Ao comentar sobre o processo sinodal, Dom Aldemiro adiantou que os oradores convidados para o novenário da padroeira de Guarabira farão reflexões sobre o tema central e subtemas específicos, conforme consta no material impresso que será distribuído nas noites de novena. “É um conjunto de 10 blocos. E cada bloco, tem perguntas fundamentais para a caminhada da Igreja”, disse ele sobre o Sínodo que acontece no mundo todo.

“Nós não podemos celebrar a Festa de Nossa Senhora da Luz sem este elemento sinodal que precisamos trabalhar. Por isso, o tema que nós iremos adotar em toda a nossa Diocese – não somente na Festa de Nossa Senhora da Luz -; é “por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”, três palavras chaves, que são frutos do Concílio Vaticano II (…). Para ‘destrinchar’ este tema, nós elaboramos um temário para festas de padroeiros”, acrescentou.

Uma campanha também foi lançada buscando a ajuda da população para o reparo do “relógio da matriz”, inserido pelo monsenhor Emiliano de Cristo na torre da Catedral em 1943. Há quase 20 anos, o relógio parou de funcionar por falta de manutenção qualificada. Mas este ano, a igreja conseguiu contato com uma empresa especializada no conserto, porém o custo do reparo e da mecanização do relógio e dos sinos é de R$ 65.000.

Diferente de 2021, este ano a tradicional procissão de Nossa Sra. da Luz também volta a ser realizada pelas ruas da cidade no dia 02 de fevereiro, feriado municipal. Um dia antes, porém, vai acontecer a procissão das crianças. E ainda haverá um jantar – que também vinha sendo realizado, mas que foi suspenso por causa da pandemia.

Segundo o padre Kléber, para participar das celebrações (manhã, tarde e noite) e quermesses, os fiéis estão sendo orientados a apresentar comprovante de vacinação e fazer uso de máscaras. E para evitar ‘superlotar’ o templo, a organização vai dispor de cadeiras e de telão na área externa da igreja.

A festa da padroeira de Guarabira vai acontecer de 23 de janeiro a 02 de fevereiro, com a participação de padres, bispos e outros religiosos. Toda a programação religiosa será transmitida por rádios e pela internet – por meio dos canais da Catedral nas redes sociais e Youtube.

O lançamento da festa ocorreu na Maison Gold, no shopping Cidade Luz, com a presença de convidados. #Cultura

Compartlhar
Enviar
Twitter
Telegram

Informação é poder. Assine, gratuitamente, a newsletter e receba nosso conteúdo no seu e-mail. Salve este blog entre os seus favoritos, leia e fique por dentro do que você precisa saber.

Se inscreva no canal do Youtube e siga o editor no Twitter, Facebook, Instagram e Threads.