Durante participação no programa do prefeito Marcus Diogo (PSDB) nesta terça-feira (28), para falar sobre o abatedouro municipal, o procurador e promotor de Justiça Dr. Francisco Sagres, reafirmou que o abatedouro público de Guarabira é um dos melhores do estado da Paraíba. Fechado na atual gestão, o representante do Ministério Público defendeu a reabertura, disse que se colocou à disposição e apontou as condições para que o equipamento volte a funcionar como convém.
Para que o abatedouro seja reaberto, o promotor disse que não é preciso que se faça toda a obra de correção no local por parte da prefeitura, mas, apenas, o que for necessário para o momento. Porém, a gestão também deve se comprometer a fazer um cronograma de atividades para resolver todos os problemas. E diferente do que pensa o prefeito Marcus, Dr. Sagres é contrário a um abatedouro regional, sobretudo pela logística e pelo custo.
O entrevistado não defende a interdição, mas sim um prazo para que a gestão garanta as condições necessárias para o funcionamento do local de abate. Ele também entende que em questão de calamidade pública, a gestão municipal pode fazer um contrato de emergência – sem licitação – num prazo de seis meses e depois fazer uma licitação.
Por último, ao ser questionado sobre a responsabilidade pelo fechamento do abatedouro, o promotor reafirmou que a culpa é do prefeito Marcus Diogo, por se tratar de um equipamento público municipal.
“A responsabilidade total é da gestão municipal. Foi isso que falei, e continuo dizendo: a responsabilidade, Dr. Marcus, é sua”, enfatizou.
Após o fechamento do abatedouro, dois protestos foram feitos por trabalhadores. E a gestão municipal recebeu muita pressão, sobretudo por parte da oposição. Em 2022, o prefeito Marcus chegou a declarar que “trabalha melhor sob pressão“. #Política