Governo inicia manutenção na Barragem de Nova Camará; estrutura segue monitorada e segura

Direto da redação

A Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos e a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) iniciaram, nesta semana, uma série de intervenções preventivas e corretivas na Barragem de Nova Camará, em Alagoa Nova. A operação atende às normas da Política Nacional de Segurança de Barragens e faz parte da rotina de fiscalização das estruturas hídricas do estado.

O objetivo principal da ação é corrigir infiltrações pontuais identificadas no vertedouro. De acordo com a gerência de Mananciais e Barragens da Aesa, essas anomalias ocorreram em locais de onde foram extraídas amostras de concreto (corpos de prova) para testes de resistência no passado.

Com as recentes chuvas na região do agreste, o reservatório registrou um aporte significativo, atingindo a capacidade de aproximadamente 50% do volume total, acumulando mais de 13 milhões de metros cúbicos de água.

Apesar das intervenções, os técnicos da Aesa garantem que não há riscos estruturais e que a barragem permanece sob monitoramento constante.

A expectativa é que todos os serviços de reparo sejam finalizados em até sete dias.

Compartlhar
Enviar
Twitter
Telegram

Salve este blog entre os seus favoritos, leia e fique por dentro do que você precisa saber.

Se inscreva no canal do Youtube e siga o editor no Twitter, Facebook, Instagram e Threads.