ADEUS AO AUTOR DE “CRÔNICAS MUSICAIS”

Eu não gosto de “obituário”. No entanto, devo fazer esse registro aqui. Lamentavelmente, o jornalista Ricardo Anísio (64) morreu na manhã deste domingo (17), em João Pessoa. Ele havia sido internado em virtude de uma infecção urinária que se agravou para uma pneumonia, e não resistiu.

Segundo familiares, Ricardo, que também era poeta e critico musical, já vinha apresentando um quadro aparente de Alzheimer e estava bastante debilitado ultimamente, tanto que os médicos já alertavam à família de que a situação era irreversível.

Escritor e também colunista, Anísio começou a se interessar por música ainda na adolescência, quando conheceu artistas como, por exemplo, Geraldo Vandré, Vital Farias, Zé Ramalho e Cátia de França. Foi a partir daí que passou a escrever sobre o tema, conforme o G1PB.

Durante sua carreira profissional, assinou colunas em vários jornais paraibanos e em emissoras de rádio do Estado. Eu o conheci quando ele escrevia no extinto Jornal O Norte, dos Diários Associados – escrevia bem e era ácido em seus textos.

Alguns de seus poemas foram musicados.

Como escritor, ele publicou “Canção do caos”, “Simulacro”, “MPB de A a Z”, “Crônicas musicais”, “Equiláteros” e “Forró de Cabo a Rabo”. Li quase todos, mas o único que adquiri logo no lançamento foi o de “crônicas musicais”.

A API emitiu nota de pesar. E vários jornalistas lamentaram por sua morte.

Ricardo Anísio era de uma geração de jornalistas que, realmente, sabiam o que estavam escrevendo. E como crítico musical, era amado por uns e “odiado” por outros, pois nem sempre seus textos agradavam pela ‘acidez de sua análise’.

Ainda na sexta-feira, estávamos eu e ativista cultural Jocelino, de Caiçara, comentando sobre o jornalista Ricardo Anísio durante o lançamento do novo livro de Gilson Souto Maior, em Guarabira.

Descanse em paz, Ricardo… Suas crônicas me serviram de referência. #Opinião

Compartlhar
Enviar
Twitter
Telegram

Informação é poder. Assine, gratuitamente, a newsletter e receba nosso conteúdo no seu e-mail. Salve este blog entre os seus favoritos, leia e fique por dentro do que você precisa saber.

Se inscreva no canal do Youtube e siga o editor no Twitter, Facebook, Instagram e Threads.