Coluna: Sábado, 16 de novembro de 2019

Natal sem luz de novo?

A capital paraibana está toda enfeitada para o Natal. Dá gosto de ver. Cidades do interior também já estão no clima. Em Guarabira, no entanto, a ‘capital do brejo’, a iluminação natalina ainda não foi instalada – se houver, considerando que em anos anteriores não teve. Essa gestão deixa muito a desejar…

Festa da Luz

O prefeito em exercício Marcus Diogo (PSDB) confirmou na terça-feira a presença do cantor Mano Walter como atração para a Festa da Luz 2020.

Festa da Luz 2

O que vem por ai? Saia Rodada, Marcia Felipe, Gustavo Mioto, Xand Avião, Wesley Safadão e Luan Santana também estão contratados. Novas atrações populares ainda serão anunciadas.

 

Governo interino

A vice-governadora Lígia Feliciano assumiu o Governo do Estado . É que o governador João Azevedo está indo à Europa junto com governadores do Nordeste. Eles vão em busca de investimentos para a região.

 

Subiu/Desceu

Bolsonaro assinou medida provisória que extingue o Dpvat. A MP extingue também o Seguro de Danos Pessoais Causados por Embarcações, ou por sua carga, a pessoas transportadas ou não (DPEM)

53% dos paraibanos com 25 anos ou mais tem menos que o ensino fundamental, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC)

A família real britânica está a procura de faxineiro, oferecendo um salário de R$ 80 mil. O trabalho será no Castelo de Windsor, uma das residências da rainha Elizabeth II. Alguém topo? Paga bem!

 

Triste constatação

Homicídios entre jovens negros é quase três vezes maior do que brancos. É o que informa o IBGE. A pesquisa mostra que em todos os grupos etários a taxa de homicídios da população preta ou parda superou a da população branca.

Triste constatação 2

A taxa de homicídios entre homens jovens pretos e pardos em 2017 chegou a 185 a cada 100 mil habitantes de 15 a 29 anos, quase três vezes mais do que os brancos, com média de 63,5.

Quer polarizar

O ex-presidente Lula fez um discurso durante Executiva Nacional do PT, em Salvador. Ele disse que o PT ‘não nasceu para ser partido de apoio’ e que ‘vai polarizar em 2022’. Também declarou que o PT não precisa fazer autocrítica. E criticou possíveis candidatos à Presidência.

Primeiro lugar

Reunião de cúpula do Brics terminou na quinta-feira, com uma declaração conjunta com mais de 70 artigos. Em declaração, o presidente do Brasil Jair Bolsonaro disse que seu governo tem os ‘olhos no mundo’, mas o Brasil vem em 1º lugar.

Quer criar um partido

Essa semana, o presidente Jair Bolsonaro anunciou a deputados que está deixando o PSL. Ele pretende criar um novo partido: o Aliança pelo Brasil. Há uma expectativa de que 30 parlamentares acompanhem o presidente.

No Twitter

Desde a soltura, quase 70% dos posts no Twitter foram desfavoráveis a Lula. Conforme levantamento obtido com exclusividade pela revista VEJA, a repercussão na rede social não endossou a campanha que pedia pela liberdade do petista.

No Twitter 2

A análise, realizada com exclusividade, contabilizou 2,6 milhões de posts feitos das 10h de sexta-feira até 10h desta segunda (11).

Evo renuncia

A semana começou com a renúncia de Evo Morales. Ele deixou o poder no domingo, em pronunciamento na TV. O PT e partidos de esquerda consideram que houve um golpe na Bolívia. No Brasil, Lula saiu em defesa do ex-presidente Evo.

Bolsonaro sobre a renúncia de Evo

“A palavra golpe é usada muito quando a esquerda perde, né? Quando eles ganham, é legítimo. Quando eles perdem, é golpe. Eu não vou entrar nessa narrativa deles aí. A esquerda vai falar que houve golpe agora”, afirmou o presidente Bolsonaro, sobre a situação na Bolívia.

Polarização

“A polarização aumenta. Sem alternativas populares e progressistas continuaremos no jogo político/pessoal”, afirmou, o ex-presidente do Brasil Fernando Henrique Cardoso, no Twitter, em sua primeira manifestação após a soltura do também ex-presidente Lula.

Sem legendas

Entre aspas

“O Lula não saiu da cadeia inocente, nem inocentado pelos tribunais como eles estão, de novo, enganando e explorando a boa fé da população brasileira. O Lula foi devolvido às ruas porque está pendente um conjunto de recursos. Ele tem direito de aguardar em liberdade como qualquer outro cidadão. Aí o Lula sai imediatamente demonstrando que não aprendeu rigorosamente nada, sai o mesmo: candidato sem poder ser” (Ciro Gomes)

Compartlhar
Enviar
Twitter
Telegram

Informação é poder. Assine, gratuitamente, a newsletter e receba nosso conteúdo no seu e-mail. Salve este blog entre os seus favoritos, leia e fique por dentro do que você precisa saber.

Se inscreva no canal do Youtube e siga o editor no Twitter, Facebook, Instagram e Threads.