COLUNA: Sábado, 23 de janeiro de 2021

O Brasil não é para amadores

O que nos falta acontecer, em relação ao “jeitinho brasileiro”? O mundo todo aguardando uma vacina e, depois de muitos em saios, temos vacina. Aos poucos, as doses estão sendo adquiridas e distribuídas pelo Governo, primeiramente, para quem está na linha de frente no combate ao novo coronavírus. Depois, certamente os grupos prioritários receberão, e assim por diante até imunizar a população. Porém, mesmo ciente de como deve ser feita a imunização, tem brasileiro ‘furando fila’! Que vergonha, heim! Em pleno século 21 e a gente ainda tem de lidar com situações como esta – de falta de educação, consciência, empatia… O Brasil, realmente, não é para amadores.

Festa da Luz

Teve início neste sábado a tradicional Festa da Luz 2021, a festa religiosa. Serão nove noites, porém de forma diferente – com número reduzido de fiéis dentro do templo. Mas aproveitando a praça da Catedral. As principais celebrações serão transmitidas pelas rádios e internet.

Decisão

O STJ autorizou o retorno do conselheiro Nominando Diniz, investigado pela Operação Calvário, ao TCE-PB. Ele já deve retornar às funções públicas na próxima segunda-feira (25).

Solicitação

O deputado estadual Raniery Paulino apresentou um oficio ao Secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social, Jean Nunes, pela recuperação da Delegacia de Polícia do município de Pilõezinhos. Ele sugere a construção de uma nova sede, já que o prédio é alugado.

Suspensão

A Justiça da Paraíba suspendeu o aumento de salários de prefeito, vice e vereadores de Sousa. A decisão ainda cabe recurso. Em primeira instância, juiz diz que aumento em meio à pandemia é algo desconexo com a realidade. E é!

Vacina

A Paraíba recebe neste domingo (24) 34.380 doses da vacina de Oxford/Fiocruz contra a covid-19. As 2 milhões de doses da vacina que vieram para o Brasil começarão a seguir para os estados do país ainda neste sábado (23).

Recursos para o combate ao coronavirus

Os municípios paraibanos poderão usar recursos do ano passado no combate à pandemia do coronavírus até dezembro de 2021. O comunicado foi feito pela Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup).

Recursos para o combate ao coronavirus 2

A aplicação de recursos deverá observar a finalidade original para a qual foram destinados os recursos, sob pena de aplicação do disposto no art. 27 da Lei Complementar nº 141, de 13 de janeiro de 2012.

 

Sem carnaval

A Secretaria de Saúde (SES-PB) ainda está analisando se vai propor ao governador da Paraíba a adoção de medidas restritivas de combate à covid-19 no período carnavalesco para evitar aglomerações. Na Paraíba, mais de cinco cidades comunicaram o cancelamento do Carnaval de 2021.

Oportunidade

Estão abertas as inscrições para 130 vagas em seleção da Defensoria Pública do Estado da Paraíba. As oportunidades são para cargos de todos os níveis de escolaridade. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de janeiro. As taxas variam de R$ 75 a R$ 95, dependendo do cargo.

Oportunidade 2

As provas, para todos os níveis, estão previstas para acontecer no dia 28 de fevereiro de 2021. Confira o edital no link https://apiceconsultoria.com/inscricoes/internet.php?id=RjJhOUM4d01IaVA3NmdhWFd1citTZz09

Vacina

A melhor notícia da semana sem dúvida foi a de que a Anvisa aprovou, por unanimidade, o uso emergencial das vacinas Coronavac e Oxford. As doses começaram a ser entregues aos estados na segunda-feira. E a vacinação já começou.

Vacina 2

O lote com doses da vacina contra Covid-19 chegaram à Paraíba na segunda. Conforme fora divulgado, são 93 mil doses para os grupos prioritários da Paraíba. Inicialmente serão vacinados 34% dos trabalhadores da saúde no estado.

 

ALPB

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) empossou, na segunda-feira (18), a deputada Jane Panta (Progressistas). Ela assumiu em substituição ao deputado João Henrique (PSDB), vítima da Covid-19.

Nota de solidariedade

Diretórios do MDB da Paraíba emitiram nota com repúdio a Ney Suassuna, e em solidariedade ao senador José Maranhão. Suassuna  “deu dedo” após se solidarizar com a situação do senador paraibano José Maranhão (MDB) que luta contra a Covid-19.

 

CURTIU/ NÃO CURTIU

Joe Biden ascendeu à Casa Branca para iniciar um novo governo nos Estados Unidos.

O senador Ney Suassuna (Republicanos) apresentou o dedo do meio ao falar sobre a saúde do senador José Maranhão (MDB). Foi na quarta-feira (20), em entrevista ao Correio Debate, da TV Correio. O assunto logo ganhou repercussão imediata.

A Presidência da Academia Paraibana de Letras emitiu nota de repúdio contra Ney Suassuna, pelo gesto obsceno durante uma entrevista. “Está abaixo de qualquer nível de dignidade”, diz a nota.

 

Sem legenda

Entre aspas

“Quem decide se um povo vai viver numa democracia ou numa ditadura são as suas Forças Armadas. Não tem ditadura onde as Forças Armadas não apoiam. No Brasil, temos liberdade ainda. Se nós não reconhecermos o valor desses homens e mulheres que estão lá, tudo pode mudar” (Bolsonaro a apoiadores, em frente ao Palácio da Alvorada, em Brasília)

Pensamento

A melhor notícia

Comunicação

 

Para ler ouvindo…

 

Compartlhar
Enviar
Twitter
Telegram

Informação é poder. Assine, gratuitamente, a newsletter e receba nosso conteúdo no seu e-mail. Salve este blog entre os seus favoritos, leia e fique por dentro do que você precisa saber.

Se inscreva no canal do Youtube e siga o editor no Twitter, Facebook, Instagram e Threads.