DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE: PMG faz plantio de árvores. Secretários e pré-candidatos aproveitam para fazer marketing político

Nesta sexta-feira (05), Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de Guarabira, através da Secretaria de Urbanismo, Meio Ambiente e Saneamento, comemorou a data plantando mil mudas de árvores em um conjunto habitacional que está sendo construído pela gestão municipal. Secretários, auxiliares e vereadores participaram do plantio. E a ‘ação ambiental’ até virou notícia nas rádios de Guarabira e gerou este post aqui no blog.

A editoria do Caderno de Matérias não questiona a ação do poder público, até porque plantar árvores e dispor de um programa de arborização deveria ser prioridade numa gestão séria. Mas aqui não é. Quando foi a última vez que o prefeito Marcus Diogo (PSDB), secretários, pré-candidatos e vereadores da situação plantaram uma árvore na cidade, com exceção da ação política realizada nesta sexta e em pleno ano eleitoral – é uma atividade frequente?

Plantar árvores deveria ser uma atividade extraclasse nas escolas do município, gerando o interesse das crianças e consciência ambiental. E a prefeitura também deveria criar um incentivo – um desconto em impostos, por exemplo – para quem cultivasse uma árvore na frente de casa. São ideias viáveis que poucos governantes buscam por em prática em seus governos. Fica a dica para todos os pré-candidatos a prefeito.

Ainda sobre a ação desta sexta, da qual vereadores de situação e pré-candidatos se aproveitaram para demonstrar “amor pela natureza” e posar para fotos visando marketing político, eu li vários comentários “fofinhos” nas redes sociais de gente até instruída se contentando com tão pouco, diante de quem pode fazer mais: a PMG. Quem dera tivéssemos eleições todos os anos, a gente não teria uma ação importante como esta apenas uma vez por ano…

As mudas foram plantadas. E a editoria é totalmente a favor. E agora: quem vai arcar com os cuidados para que esses brotos cresçam e se tornem árvores? Deveria ser o poder público, com a colaboração das pessoas. No entanto, de início, serão os operários da obra. Depois, a responsabilidade talvez fique com os moradores do conjunto, que serão ‘convencidos’ a adotar uma árvore: faz parte do ‘pacote moradia’ ofertado pela prefeitura. #Opinião #Política

Compartlhar
Enviar
Twitter
Telegram

Informação é poder. Assine, gratuitamente, a newsletter e receba nosso conteúdo no seu e-mail. Salve este blog entre os seus favoritos, leia e fique por dentro do que você precisa saber.

Se inscreva no canal do Youtube e siga o editor no Twitter, Facebook, Instagram e Threads.