EDITORIAL: QUE NOSSA PARCERIA SEJA ‘ETERNA’ ENQUANTO DURAR

Este site entrou no ar em definitivo com a marca Caderno de Matérias do Ikeda no mês de julho de 2007, inicialmente, como um blog de cultura e crítica de mídia – ou seja, fazendo cobertura do que acontece no mercado da Comunicação, principalmente da mídia local/regional. No começo, seguindo o ritmo dos blogs, com base em leituras, fatos, tendo que escolher sobre o que escrever e publicar. O conteúdo era 100% autoral. Foi assim que me tornei editor.

Desde o início, a proposta era manter o blog atualizado e, aos poucos, ir ganhando a confiança do leitor; estabelecendo um público, fidelizando a audiência, firmando parcerias comerciais e, assim, consolidando o Caderno na blogosfera. No começo não foi fácil – ainda não é, sobretudo, com pouca receita. Se você me perguntar se já tive vontade de encerrar as atividades por aqui? Sim, muitas vezes – ano passado, por exemplo, quase anunciei “um ano sabático”…

No entanto, ao longo dos anos, o blog cresceu em audiência e passou a cobrir Política, que virou a editoria principal. Quinze anos se passaram e o Caderno de Matérias continua dando sua colaboração nesse mercado, ancorado na verdade dos fatos, na ética; e ciente de que no mercado da Comunicação muitas vezes se paga caro pela liberdade de informar com isenção, de ‘protestar’ e dizer o que pensa.

Como adiantei, na condição de editor, eu só não encerrei o expediente deste site, primeiramente pela sua história; depois, pela fidelidade dos leitores; e, também, pelo apoio dos desenvolvedores que trabalharam e pelo que trabalha comigo. Eu acredito em parcerias, em coletivos, em trabalho em equipe… Trabalhar sozinho, realmente, não é fácil, mais ainda tendo outras ocupações.

Se cada veículo segue um ritmo, o Caderno segue o seu, sem abrir mão do que acredita, com opinião livre e sincera; e, fazendo jornalismo de fato, com responsabilidade – observando, ouvindo, pesquisando, apurando, opinando, informando: porque nem todo “jornalista profissional” tem compromisso de fato com a verdade.

Com o expediente iniciado há mais de 15 anos e como um leitor que ouve outros leitores assíduos, posso garantir que o Caderno de Matérias virou uma marca séria e respeitada; e um veículo de comunicação que vale a pena ler, confiar e, principalmente, anunciar.

Após alguns dias fora do ar, a CDM volta com novo editorial, coluna semanal do editor, com a colaboração especial da advogada Dra. Geysianne Vieira – especialista em advocacia cível; e, claro, com matérias autorais, incluindo conteúdo exclusivo para assinantes.

Se a parceria site/audiência tem resistido de 2007 até aqui, que ela “seja eterna” enquanto durar. O blog está de ‘cara nova’, afinal é necessário se reinventar. No entanto, nosso compromisso com o leitor, permanece: de mantê-lo informado.

Nossa atualização geral, a partir de agora, será nas segundas, quartas e sextas-feiras, dando mais tempo para a audiência consumir o conteúdo publicado antes que ele ‘desça’ para o arquivo. Também haverá conteúdo excepcional, considerando a agenda do dia.

JOSEILTON GOMES, editor

Compartlhar
Enviar
Twitter
Telegram

Informação é poder. Assine, gratuitamente, a newsletter e receba nosso conteúdo no seu e-mail. Salve este blog entre os seus favoritos, leia e fique por dentro do que você precisa saber.

Se inscreva no canal do Youtube e siga o editor no Twitter, Facebook, Instagram e Threads.