EDITORIAL: Um blog de posições

JOSEILTON GOMES

Mais um ciclo se encerra e outro começa. O Caderno de Matérias do Ikeda acaba de passar por mudanças significativas e necessárias. A intenção é torná-lo ainda mais acessível gerando também novos recursos, tanto para o editor quanto para o leitor.

Como editor, eu estou na blogosfera desde 2007. Iniciei com um blog gratuito hospedado pelo UOL, porém muito limitado em recursos. Era um blog de Cultura e Comunicação, apenas. O conteúdo era todo autoral. E tínhamos um público segmentado.

Em 2010, porém, eu recebi uma nova proposta e a página mudou e virou um blog profissional, com hospedagem, domínio (.com) e layout próprios. E além de Cultura e Comunicação, o Caderno de Matérias ganhou duas novas editorias: Sociedade (geral) e Política.

Um blog comercial tem que custear domínio e hospedagem, por exemplo, por isso precisa de recursos mensais. E como a região acessa muito conteúdo sobre política, a inclusão dessa editoria no blog foi importante para ampliação do número de acessos. E deu certo.

O Caderno de Matérias sempre priorizou conteúdo autoral. Mas considerando a ‘redação reduzida’, a página passou a reproduzir conteúdo de outros sites e blogs, com seus créditos. Contudo, o blog publica editoriais de muita audiência, sobre política e comunicação.

Jornalisticamente, as matérias assinadas por nossa editoria buscam ouvir os dois lados da notícia e manter a qualidade do texto – uma característica do blog. Há textos ‘ácidos’ e sensíveis: é outra característica, além do equilíbrio nos comentários.

Diferente de alguns veículos de imprensa, este blog não se omite a dar créditos, mesmo àqueles que divergem ideologicamente da nossa linha editorial.

Esta é a 4ª “metamorfose” do Caderno de Matérias do Ikeda. Do primeiro (experimental) para o segundo design do blog (profissional) não foi possível fazer a transferência de conteúdo – infelizmente: embora o blog ‘da UOL’ ainda possa ser acessado.

Já na fase profissional, também perdemos material – perda total. Dessa vez, pelo menos, o conteúdo da página anterior, de maior relevância, poderá ser acessado. A ideia daqui para frente é investir em plataforma que tenha opção de transferir conteúdo e unificá-lo.

Seguimos em parceria com João Batista, da agência Conteúdo Design, que a partir de então dará suporte ao blog. A editoria do Caderno de Matérias agradece a ele, pelo empenho e dedicação em executar a ideia proposta, com pontualidade e responsabilidade.

Neste editorial, o Blog do Ikeda agradece a você, pelo acesso diário – principalmente aos leitores que colocaram o blog entre os seus favoritos. O Caderno agradece também a cada patrocinador que acredita e investe em nosso conteúdo.

Passamos a cobrir mais duas editorias: Cinema e Justiça. Também haverá espaço para boas notícias e ‘publieditoriais’ – posts patrocinados. E a volta da coluna #Manchete, com notas de até 140 caracteres. Tudo dentro de um padrão editorial.

Este blog tem posições, adianto. Mas discordar é saudável. A gente defende a liberdade de expressão e a liberdade de imprensa, conforme a Constituição: sem liberdade não há democracia. E sem imprensa livre não dá.

Portanto, nenhuma publicação assinada pela editoria – principalmente os artigos de opinião – leva em conta questões pessoais: contra ou a favor de alguém. Todo debate aqui é feito no campo das ideias e com o devido respeito aos citados.

Bem vindos ao novo Caderno de Matérias. Assine – é gratuito! Leia, curta e compartilhe! #Comunicação #Opinião

Compartlhar
Enviar
Twitter
Telegram

Informação é poder. Assine, gratuitamente, a newsletter e receba nosso conteúdo no seu e-mail. Salve este blog entre os seus favoritos, leia e fique por dentro do que você precisa saber.

Se inscreva no canal do Youtube e siga o editor no Twitter, Facebook, Instagram e Threads.