FESTA DA LUZ 2019: Prefeitura de Guarabira realiza uma das festas mais organizadas da história

Fotos: reprodução do Facebook de Camila Toscano/

A Festa da Luz hoje é uma marca. E no geral, pelo que a editoria do Caderno de Matérias observou e ouviu das pessoas, apesar de alguns contratempos na primeira noite – como a falta de energia na praça e o lixo acumulado nas entradas do parque no decorrer da festa, como relatou o Blog do Galdino -, a edição deste ano foi uma das mais organizadas da história. É fato. Uma festa de Guarabira para guarabirenses e de Guarabira para gente de todo o Brasil. Em edições anteriores, porém, a Prefeitura de Guarabira disponibilizou mais serviços públicos para a população, como ônibus gratuito.

O repertório da festa, como a editoria do blog já esperava, foi praticamente o mesmo para quase todas as atrações do palco principal: com smaples, eletrônico e “sofrência” – dinheiro público sendo gasto com a ‘mesma playlist’. Alguns artistas regionais aproveitaram a ‘vitrine’ para ganhar expressividade e a simpatia do público. Já Marília Mendonça, Wesley Safadão e Xandi, em datas diferentes, atraíram grande público ao parque de eventos da cidade – mais de 40 mil pessoas por noite, conforme a Polícia Militar. Pelo que se comenta, o maior público foi o de sexta (01), durante o show de Xandi – talvez devido o feriado de sábado (02).

Embora a editoria do Caderno ainda defenda mais diversidade no repertório da festa, com a contratação de bandas de outros gêneros, o nível do evento tem sido mantido pela gestão municipal, sobretudo este ano com três nomes de grande sucesso nacional; e artistas regionais em ascendência. Se o público aprovou é o que interessa.

O espaço do ‘brega’, mais uma vez, foi bastante prestigiado pelo povão. Pela tradição é o espaço mais autêntico da Festa da Luz, por isso merece atenção da organização.

Bartô Galero e o público

A infraestrutura do evento não deixou a desejar a nenhum evento do Nordeste. Camarotes, frontstage, palcos, brinquedos e barracas foram, devidamente, espalhados pelas áreas da praça de eventos de modo que não comprometeu a mobilidade nem o espaço das pessoas. Mas, diferentes de anos anteriores, este ano apenas um palco foi montado, por isso a demora entre uma atração e outra.

A organização também falhou, novamente, colocando a imprensa em local desfavorável. Em relação a cobertura institucional, pela internet, merece destaque: áudio e vídeo com estabilidade e qualidade em vários ângulos. A cobertura online favoreceu quem está distante ou quem preferiu acompanhar a festa de casa. É um serviço que merece investimento. #Cotidiano #FestaDaLuz2019

Compartlhar
Enviar
Twitter
Telegram

Informação é poder. Assine, gratuitamente, a newsletter e receba nosso conteúdo no seu e-mail. Salve este blog entre os seus favoritos, leia e fique por dentro do que você precisa saber.

Se inscreva no canal do Youtube e siga o editor no Twitter, Facebook, Instagram e Threads.