MUNDO: Igreja Católica pede perdão às vítimas de pedofilia em Portugal

Foto colorida de um prédio da Igreja Católica em Portugal - Metrópoles

Igreja Católica de Portugal pediu perdão, nesta sexta-feira (3/3), às vítimas de abusos sexuais cometidos por clérigos desde 1950. A postura da instituição é adotada após a publicação de um relatório que expõe casos de pedofilia dentro dos edifícios religiosos.

O pedido ocorre durante a Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa, capital de Portugal. O bispo e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), José Ornelas, declarou no evento que alguns nomes que compõem a lista entregue pela comissão independente morreram, mas que os casos serão investigados.

“É com dor que, novamente, pedimos perdão a todas as vítimas de abusos sexuais no seio da Igreja Católica em Portugal”, destaca um trecho do comunicado divulgado após a reunião dos bispos na cidade-santuário de Fátima.

A Igreja Católica prepara uma assembleia plenária, em abril, para outro pedido de perdão às vítimas de pedofilia. Os representantes religiosos também declaram “o devido acompanhamento espiritual, psicológico e psiquiátrico”, mas não citaram o pagamento de indenizações.

Compartlhar
Enviar
Twitter
Telegram

Informação é poder. Assine, gratuitamente, a newsletter e receba nosso conteúdo no seu e-mail. Salve este blog entre os seus favoritos, leia e fique por dentro do que você precisa saber.

Se inscreva no canal do Youtube e siga o editor no Twitter, Facebook, Instagram e Threads.