NOTÍCIA É DIFERENTE DE OPINIÃO

A imprensa brasileira, com exceções, me parece que está passando por uma crise de credibilidade – talvez, por sua militância, por exemplo. Assim como a igreja evangélica tomou partido nas ultimas eleições e foi duramente criticada, veículos de imprensa no Brasil, também, tomaram e isso continua refletindo na qualidade do jornalismo. Há quem diga, inclusive, que “o jornalismo morreu”.

Nesta sexta-feira (25), li num grande site de notícias a manchete: “Com destino à festa do peão em Barretos, Bolsonaro causa tumulto em avião”. Ocorre que, segundo o próprio vídeo compartilhado, as pessoas na aeronave estavam, educadamente, se aproximando do ex-presidente para fazer fotos ou, simplesmente, falar com ele.

Se “tumulto”, conforme o dicionário, tem a ver com “manifestação barulhenta, agitada; alvoroço, barulho, vozearia, algazarra”; ou até mesmo com “rebeldia e motim”, isso não aconteceu – pelo menos o vídeo não mostrava: e se não mostrava, então não houve tumulto. O que houve, de fato, foi um jornalista militando contra o seu desafeto.

Eu fico imaginando que título o autor da matéria daria se a situação tivesse sido registrada com o presidente Lula, que anda falando demais e mentindo bastante.

Pouco tempo depois, o mesmo site trocou a chamada por “Com destino a festa do peão de Barretos, Bolsonaro tira fotos com passageiros em avião”, contando o que, realmente, aconteceu.

Eu não espero imparcialidade de jornalista, porque ela não existe. Mas espero do Jornalismo, o mínimo de isenção diante de um fato. Notícia é diferente de opinião. Foi assim que aprendi.

FOTO: 

 

AOS FUTUROS POLÍTICOS

As pessoas começam a avaliar um produto pela aparência – ou seja, por aquilo que é, imediatamente, notado: só depois, vão avaliar o conteúdo. Na política também é assim – como você é visto, notado, pode ajudar – ou não – a despertar interesse no eleitor pelo que você tem a dizer.

SEM AULAS DE NOVO

Choveu bastante e sem condições de acesso por causa da lama, o IFPB de Guarabira suspendeu as aulas, novamente. A suspensão termina hoje, conforme nota da instituição. Pela omissão da Prefeitura de Guarabira, o Governo do Estado se comprometeu em fazer a pavimentação na entrada.

“TRABALHAR” DÁ TRABALHO

Qual foi a obra que o prefeito de Guarabira anunciou na terça? Ele passou o tempo falando da oposição e do que o Governo do Estado está fazendo e pretende fazer na cidade. “Eu tô trabalhando tanto, que nem dá tempo inaugurar”, repetiu ele. A publicidade não muda: é a mesma.

EM APURAÇÃO

Repercutiu na imprensa estadual a investigação que o MPPB faz a partir de uma denúncia de nepotismo, nepotismo cruzado e favorecimento familiar na Prefeitura de Guarabira. O inquérito civil público para apurar o caso foi instaurado pela promotora Paula da Silva Camilo Amorim.

EM CG O CASTRAMÓVEO FUNCIONA

Em Campina Grande tem um ‘castramóvel’ idêntico ao de Guarabira. Lá o atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia. E o agendamento é feito no local ou por um site. Em Guarabira, “tem muito trabalho” – talvez, quando o trabalho acabar, o castramóvel funcione. 

PB

A VOZ DE MAMANGUAPE E REGIÃO

A Rádio Correio do Vale FM, que operava em 106 MHz e agora opera em 94,1 MHz, está celebrando 22 anos no ar. Emissora do Sistema Correio, ela é coordenada pelo competente Alex Jan Medeiros e conta com nomes como Lenilson Balla e Willams Soares, no time de comunicadores. Parabéns!

MENOS DOIS DEPUTADOS

Com maioria a favor, o Supremo deve determinar o Congresso para que redefina o número de deputados federais de cada estado conforme a população. O prazo dado é até junho de 2025. Se o Congresso não fizer, a responsabilidade cairá sobre o TSE. A Paraíba pode perder 02, dos 12.

ODE NO BREJO

O governador João Azevêdo cumpriu agenda na região do brejo na quinta-feira. Ele esteve inaugurando obras em Caiçara, Duas Estradas, Serra da Raiz, Borborema, Serraria e Pirpirituba. Por fim, participou da plenária do Orçamento Democrático em Guarabira, acompanhado de lideranças.

PROTESTO PACÍFICO

Essa semana, moradores de Jacaraú protestaram queimando pneus, cobrando o recapeamento da PB 071, que liga Jacaraú a Nova Cruz, RN. A rodovia foi interditada por um tempo e os manifestantes pediram tanto a governadora do RN quando ao DER-PB, a recuperação da rodovia esburacada.

FESTIVAL DE INVERNO

Tem início na próxima quarta-feira (30), o 1º Festival de Inverno de Dona Inês. A programação, que envolve exposições, oficinas, gastronomia, degustação, teatro, cinema e shows musicais. Segue até o dia 03 de setembro, gratuitamente. Mais informações, no perfil @turnaserra

FOLHA DE PAGAMENTO

Após abrir contas no BRB, instituição financeira vai gerenciar a folha de pagamento de servidores da Prefeitura de João Pessoa, clientes descobriram que agências não existem na capital. Mais de 35 mil funcionários constam na folha de pagamento.

FOLHA DE PAGAMENTO 2

A partir deste mês, a folha da Prefeitura de João Pessoa será paga pelo BRB, no qual todos os servidores precisam abrir uma conta. Está havendo um atendimento especial pelo BRB até setembro. A mudança não agradou muita gente – muitos fizeram portabilidade para outros bancos.

BR

SEGURANÇA DE LULA É EXONERADO

Um segurança de Lula estava num grupo com militares da ativa que defendiam um golpe de Estado e faziam ameaças ao ministro Alexandre de Moraes. A descoberta foi feita pela PF, por meio do celular de Mauro Cid. O caso foi levado ao Palácio e o Coronel André Luis foi exonerado.

O VOTO QUE IRRITOU A ESQUERDA

O ministro Zanin votou contra a descriminalização da maconha para uso pessoal, divergindo dos colegas que defenderam uma flexibilização da lei. Zanin votou para manter o porte de drogas como um crime – como definido, hoje, pela Lei das Drogas (2006). Este blog é contra as drogas.

“AUMENTO” DE SALÁRIO

A Câmara dos Deputados aprovou a MP que aumenta o salário mínimo para R$1.320. O texto também inclui a isenção do Imposto de Renda para quem recebe até 2.640. É ou não é “um grande salário” para o trabalhador? ‘No governo do “pai dos pobres”, o trabalhador está de parabéns’. #sqn

HACKER CONDENADO

O hacker Walter Delgatti foi condenado na segunda-feira (21), juntamente com mais seis investigados na Operação Spoofing, que desde 2019 foi deflagrada para investigar invasões de contas do Telegram que resultaram na Operação Lava Jato.

IMPOSTO OBRIGATÓRIO

Entidades patronais rejeitaram o imposto sindical que Lula quer de volta. O Antagonista, disse que a CNI e outras confederações participaram de reunião com centrais sindicais na terça (22). A proposta só será enviada se houver acordo. O imposto equivale a 3 dias de trabalho.

MUNDO

‘ÍNDIA POUSA NA LUA’

A Índia se tornou o primeiro país a pousar um módulo lunar no lado escuro da Lua, que ainda não era explorado. O pouso foi transmitido ao vivo na quarta-feira (23). O custo da missão foi de US$ 74 milhões. O governo comemorou e a notícia repercutiu no mundo.

ÚLTIMO RECADO

Eu só quero agradecer a você pela leitura. E reforçar que esta coluna vai ao ar aos sábados, com o que foi destaque durante a semana e, quando possível, antecipando novidades. Continue acessando o blog, salve nos favoritos e assine a newslatter para receber atualizações.

Compartlhar
Enviar
Twitter
Telegram

Informação é poder. Assine, gratuitamente, a newsletter e receba nosso conteúdo no seu e-mail. Salve este blog entre os seus favoritos, leia e fique por dentro do que você precisa saber.

Se inscreva no canal do Youtube e siga o editor no Twitter, Facebook, Instagram e Threads.