OPINIÃO DE LENILSON BALLA: Perdendo de 7 a 1 para o coronavírus

LENILSON BALLA

Fato é que o Brasil tem problemas sérios demais para resolver. E isso, já bem antes do coronavírus. O pior é que estamos nos encaminhando para uma recessão e precisamos de todos os esforços para sair dela. Só lembrando que, mesmo assim, juntando todas as energias, ainda será difícil. Todos os países vão passar por isso.

No meio disso tudo, é incrível como nossas autoridades não conseguem entrar em sintonia, e considerar que este momento por que passa nosso país é de extrema importância, pois requer um cuidado nunca antes necessário. Não nesta proporção.

Nós estamos vivendo uma das maiores pandemias da era contemporânea, e nossos líderes (Bolsonaro, Rodrigo Maia, David Alcolumbre) com o próprio STF não conseguem se entender. Não é sereno nem lembrar dos últimos episódios.

Relembrando uma partida histórica do futebol brasileiro, parece que nós estamos perdendo novamente de 7 a 1. Só que, desta vez, é para o coronavírus. Enquanto isso, as mordomias no executivo, judiciário e legislativo continuam liderando o espectro dos gastos públicos. É inacreditável que tenhamos funcionário público ganhando R$ 100 mil por mês nos poderes. As reformas para este ano, pelo jeito, não vão decolar mais, principalmente a administrativa.

Já será praticamente difícil sair dessa recessão, se os comandantes dos nossos poderes trabalharem direito, imaginem se eles ficarem se agredindo…

O Brasil não precisa disso. Se a gente continuar nesse clima hostil, será ainda mais complicado. A hostilidade tem que ser contra o vírus, ou não saberemos exatamente o que fazer. O vírus, como se soubesse o que está fazendo, sai atrás das pessoas e contamina todo mundo por onde passa.

Ou seja, se tem um vetor que sabe fazer (se tivesse, é claro, a capacidade de pensar) este é o vírus. Cadê o contra-ataque? O time está perdendo de 7 a 1! Semelhante a um jogo, onde temos ataque contra defesa (e vice-versa), onde está nossa defesa para reverter este placar?

Os governantes precisam parar de brigar. Não é possível que eles não possam se sentar à mesa e verdadeiramente considerar que o povo brasileiro está à espera de uma resposta, carente de uma orientação comum. E que tais atitudes venham primordialmente deles, nossos líderes.

Voltando hoje do trabalho para casa, percebi que ninguém sabe mais se sai de casa ou fica em casa. As pessoas estão com medo de fazer qualquer coisa. Comparado a uma partida de futebol, não há ninguém na defesa e o jogo está rolando. Incrível isso!

Precisamos ter uma orientação clara, e que tenha como base a união. Não é possível que pessoas maduras e experientes, não consigam direcionar a população para um caminho coeso para enfrentar o momento.

O presidente tem que se entender com o Supremo, com o Congresso, e que o Congresso busque entendimento com o o STF. Não dá para chamar qualquer conversa de “Brasil velho”. Calma! Vamos voltar às tradições da democracia. Esta tão falada democracia nada mais é do que a negociação madura para o Brasil voltar a vencer em todos os sentidos. #Opinião

BLOG DO LENILSON BALLA

Compartlhar
Enviar
Twitter
Telegram

Informação é poder. Assine, gratuitamente, a newsletter e receba nosso conteúdo no seu e-mail. Salve este blog entre os seus favoritos, leia e fique por dentro do que você precisa saber.

Se inscreva no canal do Youtube e siga o editor no Twitter, Facebook, Instagram e Threads.