OPINIÃO: É preciso ter coragem. A coragem de Nilvan

O Sistema Correio de Comunicação sempre foi combativo. Sempre saiu em defesa do povo paraibano. Informar com isenção e liberdade de opinião são algumas características editoriais do maior sistema de comunicação da Paraíba, do qual faço parte há mais de 15 anos como profissional da Rádio Guarabira FM (Correio Sat). E falo isso com muito orgulho e prazer, porém sem deixar a vaidade subir à cabeça.

Eu gostaria de dedicar essas breves linhas ao Sistema Correio e registrar a coragem de um dos seus profissionais. É que para manter um perfil combativo, garantindo espaços a todas as correntes de pensamento, por exemplo, o Correio precisa contar com profissionais de coragem e nome limpo, que tenham equilíbrio e conhecimento para informar, opinar e, quando necessário, questionar autoridades, com respeito e ética profissional.

O radialista Nilvan Ferreira tem feito isso. E faz como convém.

Sujeito bem humorado e de riso fácil, com seu carisma e humildade, eu observo que Nilvan Ferreira tem construído pontes, não muros. Dentro e fora da empresa. No ar e fora do ar. Ele faz diferença, avalio: pelo modo como se comunica com o público, com entrevistados; e pela relação com seus colegas, Victor Paiva e João Costa. O trio hoje é responsável pelo programa de maior audiência no horário, pelas pautas propostas e pela prestação de serviço.

Considerando que não tem sido fácil ser profissional de imprensa na Paraíba, Nilvan Ferreira tem se superado no jornalismo político à frente do Correio Debate, que, sem dúvidas, é a principal vitrine política do estado no rádio. Também acredito que ele tem inspirado e motivado muita gente a se superar na profissão, mesmo diante das tentativas de constrangimento e cerceamento da liberdade de expressão e de imprensa, distintas entre si.

Na edição do Correio Debate desta quinta-feira (16), em rede estadual pela 98 FM, Nilvan resistiu à pressão e impôs respeito a si e à imprensa paraibana ao ‘conter’ as intenções da entrevistada do dia, a deputada estadual Estela Bezerra (PSB), que, ao se esquivar das perguntas do programa, daquilo que estava em pauta, tentou constranger o apresentador ao vivo. Veja:

Infelizmente. Ainda há políticos desprovidos de argumento e de coerência, que se apropriam de um “discurso republicano e socialista”, bem como de influência junto ao poder, para tentar ludibriar a opinião pública, calar jornalistas e radialistas e, se possível, ‘controlar’ veículos de comunicação. É fato. Tem sido assim na Paraíba.

Contudo, há empresas que não se dobram ao poder político. Felizmente. E jornalistas que não negociam a verdade dos fatos, mesmo sob ameaça de perder o emprego; e nem se intimidam ao fazer determinado questionamento, principalmente a quem tem o costume de constranger, ‘bater boca’ e ainda se passar por vítima. Mas é preciso ter coragem. A coragem de Nilvan.

Minha solidariedade a você, Nilvan Ferreira.

***

Em nota sobre o assunto, o PSB-PB fica solidário a deputada Estela Bezerra. E diz que “o que está em jogo não é a fala da deputada Estela, mas sim, o ataque a um projeto político vitorioso liderado pelo PSB e que mudou a realidade da vida de paraibanos e paraibanas.” O texto também desqualifica o trabalho de Nilvan Ferreira como âncora do principal noticiário político do meio-dia. #Opinião #SintoniaFina

Compartlhar
Enviar
Twitter
Telegram

Informação é poder. Assine, gratuitamente, a newsletter e receba nosso conteúdo no seu e-mail. Salve este blog entre os seus favoritos, leia e fique por dentro do que você precisa saber.

Se inscreva no canal do Youtube e siga o editor no Twitter, Facebook, Instagram e Threads.