OPINIÃO: Prefeitura de Solânea abre clínica veterinária no município; o serviço oferecido pelo poder público é uma tendência e uma necessidade

Nesta quarta-feira (14), a Prefeitura de Solânea abriu uma clínica veterinária para o devido controle populacional de cães e gatos na cidade. Para quem não sabe, o Senado decidiu que ‘animal não é coisa’: o PLC 27/2018 reconhece os animais como seres dotados de natureza biológica e emocional, e passíveis de sofrimento. Portanto, eles merecem proteção e cuidados – também por parte do poder público. O prefeito Kayser Rocha, que concedeu entrevista sobre a abertura da “Vet Clin” durante o noticiário matutino da Rádio Correio da Serra FM na terça-feira, está de parabéns; assim também os idealizadores do projeto, pela iniciativa.

Fica o exemplo para os demais gestores da região! O serviço veterinário oferecido pelo poder público é uma tendência e uma necessidade. Fortaleza (CE), por exemplo, também vai ganhar sua primeira clínica veterinária. O prefeito Roberto Cláudio (PDT) anunciará na próxima semana um pacote de serviços na área dos pets, conforme anúncio feito em vídeo.

A gestão de Solânea está fazendo a diferença e dando exemplo a outras gestões municipais, principalmente a Guarabira, avalio. Na ‘capital do brejo’, o Poder Executivo tem feito pouco caso da situação de animais soltos nas ruas e em situação vulnerável. Inclusive, há uma onda de ‘cinomose’ acometendo cães na cidade e só há uma maneira de evitar a doença: vacinando. O que tem feito a PMG? Absolutamente nada!  Ai de nós se não fosse o trabalho da OPAM, ONG mantida por voluntários e que vive de doações. E de nenhuma ajuda efetiva da atual gestão, cujo prefeito Marcus Diogo responde interinamente.

Enquanto Solânea vai contar com uma clinica veterinária municipal, em Guarabira – município maior e também de maior arrecadação – não tem, sequer, um projeto de proteção e saúde animal. É uma vergonha, prefeito Marcus! Uma vergonha! Eu tenho informação de que alguns vereadores se interessam pela causa dos animais e têm pleiteado junto a PMG pela abertura de, pelo menos, um centro de apoio e assistência veterinária e de uma sede para a OPAM, porém eles não têm tido êxito junto à gestão. É mais um motivo para lamentar.

Perguntar não ofende: se a Prefeitura de Solânea consegue abrir uma clínica veterinária no município, por que Guarabira não consegue promover uma ação semelhante? E se consegue, por que ainda não abriu? O que falta, afinal: dinheiro ou interesse político? Prefiro acreditar na segunda opção…

Considerando que animais também têm direitos, eu sugiro aos pré-candidatos que comecem a pensar em algo voltado para essa questão, pois isso tem a ver com saúde pública.

A Vet Clin será mantida pela Prefeitura de Solânea com apoio técnico de veterinários e voluntários. Inicialmente, a clínica vai realizar castração de cães e gatos.

Os animais recolhidos das ruas do município também passarão por uma triagem e receberão cuidados antes e após os procedimentos.

A população mais carente terá prioridade de acesso aos serviços.

A ideia também é promover feiras de ‘adoção’. #Opinião

Publicidade
Compartlhar
Enviar
Twitter
Telegram

Informação é poder. Assine, gratuitamente, a newsletter e receba nosso conteúdo no seu e-mail. Salve este blog entre os seus favoritos, leia e fique por dentro do que você precisa saber.

Se inscreva no canal do Youtube e siga o editor no Twitter, Facebook, Instagram e Threads.