OPOSIÇÃO DE GUARABIRA: unida por João Azevedo, dividida entre si

 

A oposição de Guarabira (PB) parece não ter aprendido com as eleições de 2020, quando parte dela se uniu em torno de um nome para prefeito e perdeu a eleição; se comprometendo, também, com o projeto de reeleição do governador João Azevedo (PSB) em 2022. O ano começou e a mesma oposição segue unida por João e dividida entre si. Em Guarabira, HOJE, há, até então, três pré-candidaturas a deputado federal e três a estadual. Tudo pode mudar, eu sei… Mas pelo atual cenário, a divisão existe.

O primeiro a lançar a pré-candidatura a deputado federal foi o vereador Renato Meireles, seguido pelo deputado estadual Raniery Paulino (Republicanos) e pelo empresário Deda Claudino (MDB). Ramon Menezes (MDB), Célio Alves (PSB) e Bruno Deriu (Republicanos) também pretendem disputar um assento na Assembleia Legislativa da Paraíba.

Nesse ‘xadrez’, talvez, fosse mais interessante para o Governo investir em, apenas, uma candidatura a estadual e federal – na de Renato e Raniery, já que são da base aliada de João e têm mandatos, por exemplo. Mas pela oposição ao governo, ainda têm as pré-candidaturas de Ramon e Deda, para estadual e federal, respectivamente; e da deputada estadual Camila Toscano (PSDB). O que todos eles têm em comum? São de Guarabira.

Pré-candidato a federal, Raniery ainda não declarou em quem votará para estadual. Porém, o advogado e pré-candidato Bruno Deriu abdicou da disputa para federal e declarou apoio incondicional a Paulino; por outro lado, o que se vê no momento é uma aparente ‘parceria’ entre Raniery e a pré-candidata a deputada estadual Danielle Rodrigues, de Mamanguape.

Embora faça parte do mesmo partido de Roberto Paulino, eu não acredito que Ramon votará em Raniery para federal. Paulino defende a reeleição de João Azevedo. E o vereador, avalio: está sendo ‘usado’ e foi lançado pré-candidato a estadual por Veneziano, que será candidato a governador pelo MDB, e de quem Ramon, certamente, seguirá as orientações.

Nos bastidores, dizem que Ramon fará ‘dobradinha’ com Deda Claudino, para federal. Faz sentido, pois tanto o vereador quanto o empresário, que não depende da política, tiveram suas pré-candidaturas lançadas por Veneziano, que, repito, está começando a medir forças com os Paulinos em Guarabira. O resultado dessa ‘queda de braço’, porém, a gente vai ver nas urnas.

Antes, em Guarabira, seguindo aquela ideia de polarização, havia o “povo do bem”. Lembra? Agora, segundo o bloco liderado pelo ex-governador da Paraíba Roberto Paulino, os emedebistas que não apoiam o projeto de reeleição do governador João, não fazem parte do “MDB raiz”. E isso foi reforçado no evento de sexta-feira: “aqui ‘vermelhão’ é Raniery e João!”

O advogado Teotônio faz parte da oposição ao prefeito Marcus Diogo (PSDB) e apoia o governador João. Ao blog, ele disse que está conversando com lideranças e que até esta quinta-feira (31) decidirá em que partido irá se filiar e se será candidato a deputado estadual. Posteriormente, anunciará quem vai apoiar para federal. Ele garantiu que como candidato ou não, participará da campanha apoiando nomes.

Se a oposição de Guarabira não se entender em 2022, tão pouco conseguirá se unir em 2024 para as eleições municipais. Até lá, eu avalio que alguém vai precisar abrir mão do espaço político antes que seja tarde demais, pois como disse recentemente o deputado federal Efraim Filho, “A PREMISSA DA POLÍTICA É A BUSCA POR ESPAÇOS”. #Opinião

 

Compartlhar
Enviar
Twitter
Telegram

Informação é poder. Assine, gratuitamente, a newsletter e receba nosso conteúdo no seu e-mail. Salve este blog entre os seus favoritos, leia e fique por dentro do que você precisa saber.

Se inscreva no canal do Youtube e siga o editor no Twitter, Facebook, Instagram e Threads.