SÃO JOÃO: A festa cresceu em Bananeiras

O tradicional São João de Bananeiras (PB), no brejo paraibano, já é consolidado. É considerada uma festa tranquila e de alto nível. A cada ano é perceptível o aumento no número de turistas que optam em curtir a festa de S. João realizada no município. E se o público aumenta, conforme constatação, cabe à organização estar atenta para garantir a devida trafegabilidade e espaço público. Infelizmente, no sábado (22), moradores e turistas enfrentaram um longo engarrafamento. Devido ao transtorno, muita gente voltou para casa revoltada depois de horas no trânsito por não conseguir entrar e circular na cidade.

No mesmo dia, houve festa pública e eventos provados no município, atraindo um público superior ao que a cidade comporta. O trânsito parado e o pouco espaço para tanta gente mostrou que faltou um pouco de atenção e planejamento por parte da organização para o São João deste ano, considerando o grande fluxo de pessoas que o município vem recebendo ao longo dos anos. Pelas redes sociais, internautas não pouparam críticas. Desabafaram e ameaçaram não voltar no próximo ano. “Não volto nunca mais”, foi a frase mais ouvida na noite de sábado em relação ao evento – pela falta de mobilidade e espaço.

Em nota, a Prefeitura de Bananeiras disse que foi uma noite especial com um recorde de público que consolida o evento como um dos maiores festejos juninos do Nordeste, com quase 50 mil pessoas. Também falou dos desafios para uma cidade de pequeno porte, especialmente no que diz respeito à mobilidade urbana. A PMB garantiu que ampliou o espaço, estimulou a utilização de transporte coletivo disponibilizando espaço para eles, além de ter colocado agentes para dar apoio.

“O fato é que em função da qualidade crescente de nosso São João, assim como o cancelamento de outros festejos de grande porte no Estado, ampliou-se o volume de pessoas que vieram a Bananeiras para muito além de qualquer previsão”, justifica a nota. E em outro trecho, a organização pede desculpas.

“Com muita humildade pedimos desculpas aos que escolheram Bananeiras e enfrentaram transtornos no deslocamento durante a noite de ontem.”

No final da nota, de péssima redação e que não é assinada, postada no site institucional da Prefeitura de Bananeiras, também foi publicada uma fala possivelmente extraída de WhatsApp que não faz parte do texto. Nela, uma pessoa diz que a festa é linda, mas que é preciso rever algumas situações; e que não vai mais participar devido “algumas insatisfações de grandes proporções.” E conclui: “Alguém precisa falar. É preciso assumir erros p rever e acertar no futuro”. Veja:

O que aconteceu no final de semana gerou insatisfação em muita gente. Bananeiras ficou pequena para uma festa tão grande. A organização do evento e a gestão municipal precisam realmente reconhecer a falha, tomar o ocorrido como lição e repensar a questão de espaço e tráfego, se quiserem preservar a festa e continuar atraindo público nos próximos anos. A programação, no entanto, continua de alto nível. #Opinião

Compartlhar
Enviar
Twitter
Telegram

Informação é poder. Assine, gratuitamente, a newsletter e receba nosso conteúdo no seu e-mail. Salve este blog entre os seus favoritos, leia e fique por dentro do que você precisa saber.

Se inscreva no canal do Youtube e siga o editor no Twitter, Facebook, Instagram e Threads.