SÍTIO DE ATIBAIA: Lava-Jato protocola pedido para anular condenação de Lula

Nesta quarta-feira (23), a força-tarefa da Lava-Jato pediu ao TRF-4 que declare a nulidade da condenação de Lula no processo do Sítio de Atibaia e que recomece o caso a partir das alegações finais. Assim, “determinando-se a baixa dos autos para que sejam renovados os atos processuais na forma decidida pelo Supremo Tribunal Federal”. A manifestação foi protocolada.

Responsável pelos processos da operação na segunda instância, o desembargador João Pedro Gebran Neto agendou para a próxima quarta-feira (30) o julgamento sobre a possível anulação da condenação de Lula no caso. O ex-presidente foi condenado a 12 anos e 11 meses de prisão, entretanto, nas alegações finais, os réus delatores da Odebrecht apresentaram seus argumentos após os dos réus delatados.

A questão sobre a ordem das delações está em pauta no STF. O Supremo avalia que, em casos como o de Lula, os réus delatados são prejudicados porque não podem responder às interpretações dos acusados que fizeram colaboração premiada. Enquanto para os ministros que votaram a favor dessa tese, os delatores têm interesse na condenação para fundamentar a competência de seus acordos.

Com o pedido de nulidade e regresso à fase de alegações finais, a operação tenta evitar a condenação do processo como um todo. #Política

DIÁRIO DE PERNAMBUCO

 

Compartlhar
Enviar
Twitter
Telegram

Informação é poder. Assine, gratuitamente, a newsletter e receba nosso conteúdo no seu e-mail. Salve este blog entre os seus favoritos, leia e fique por dentro do que você precisa saber.

Se inscreva no canal do Youtube e siga o editor no Twitter, Facebook, Instagram e Threads.